A estratégia é um processo importante, mas nem sempre bem compreendido da gestão empresarial. Todo empreendedor que sente certa dificuldade em explicar o rumo que seu empreendimento está tomando ou deveria tomar, provavelmente não possui um planejamento estratégico ou, pelo menos, um plano minimamente formalizado.
Mas afinal, o que é um plano estratégico? Existem várias definições para estratégia, que teve sua origem no meio militar e significava a ação de comandar ou conduzir exércitos em tempo de guerra, ou seja, um esforço de guerra.
Após a Segunda Guerra Mundial a estratégia passou a ser utilizada no meio empresarial, pois as mesmas cresceram e precisavam de diretrizes, metas e caminhos a serem seguidos em todas as suas áreas. Dessa forma, numa definição mais moderna, a gestão empresarial estratégica é a forma como uma organização atinge seus objetivos, utilizando recursos que são limitados, para obter vantagem competitiva sustentável.
Sendo assim, um planejamento estratégico é um “mapa” onde esses caminhos são traçados, organizados, executados e medidos para que os objetivos empresarias sejam alcançados.
A base para a elaboração de um planejamento estratégico eficaz é conhecer o negócio em que se atua. Qual é o mercado, quais são as fontes de lucros, quais os produtos e/ou serviços são algumas das perguntas a serem feitas na construção de um bom plano estratégico.