Organiza\u00e7\u00e3o \u00e9 a fun\u00e7\u00e3o administrativa que realiza os arranjos necess\u00e1rios, relacionando trabalho e recursos, para que objetivos sejam alcan\u00e7ados. Isso \u00e9 feito atrav\u00e9s do agrupamento de tarefas, atribui\u00e7\u00e3o de pessoas ou equipes de trabalho, aloca\u00e7\u00e3o de recursos, entre outros. A organiza\u00e7\u00e3o \u00e9 o momento de colocar em pr\u00e1tica o planejamento, em seus n\u00edveis estrat\u00e9gico, t\u00e1tico e operacional, alinhando-os para os resultados que se esperam.<\/p>\n
Sob uma dimens\u00e3o estrutural<\/strong>, a organiza\u00e7\u00e3o trata de determinar quais as fun\u00e7\u00f5es e atividades ser\u00e3o necess\u00e1rias para, por exemplo, a produ\u00e7\u00e3o de bens e servi\u00e7os.<\/p>\n Do ponto de vista dos recursos produtivos<\/strong>, a organiza\u00e7\u00e3o est\u00e1 relacionada ao dimensionamento dos recursos que ser\u00e3o necess\u00e1rios colocar \u00e0 disposi\u00e7\u00e3o para a produ\u00e7\u00e3o desses bens e servi\u00e7os. Esses recursos podem ser: capital humano, tecnol\u00f3gico, financeiro, recursos naturais, tempo, etc.<\/p>\n Finalmente, ap\u00f3s a defini\u00e7\u00e3o das fun\u00e7\u00f5es e atividades e a aloca\u00e7\u00e3o dos recursos necess\u00e1rios, a organiza\u00e7\u00e3o determina o processo operacional<\/strong>. Ou seja, observando crit\u00e9rios de compet\u00eancias, habilidades t\u00e9cnicas, prazos, custos e muitos outros, agrupa as atividades, divide e distribui tarefas entre as v\u00e1rias \u00e1reas para que os resultados sejam alcan\u00e7ados.<\/p>\n Ent\u00e3o, enquanto o planejamento funciona no mundo das ideias, a fun\u00e7\u00e3o de organiza\u00e7\u00e3o trata das coisas pr\u00e1ticas, dos recursos e como transform\u00e1-los em bens e servi\u00e7os.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Organiza\u00e7\u00e3o \u00e9 a fun\u00e7\u00e3o administrativa que realiza os arranjos necess\u00e1rios, relacionando trabalho e recursos, para que objetivos sejam alcan\u00e7ados. Isso \u00e9 feito atrav\u00e9s do agrupamento de tarefas, atribui\u00e7\u00e3o de pessoas ou equipes de trabalho, aloca\u00e7\u00e3o de recursos, entre outros. A organiza\u00e7\u00e3o \u00e9 o momento de colocar em pr\u00e1tica o planejamento, em seus n\u00edveis estrat\u00e9gico, t\u00e1tico […]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":951,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":[],"categories":[1],"tags":[],"yoast_head":"\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\t\n\t\n\n\n\t\n